Blog

Quadros Elétricos Industriais
em Rosario

Entenda qual a função de um PAINEL ELÉTRICO

Para entendermos de maneira simples e objetiva qual a função de um Painel Elétrico que é mais uma especialidade da Corrêa, fizemos um bate papo com nosso pessoal técnico da Engenharia, confira!

1 – Qual função de um Painel Elétrico?

R: Os painéis podem ser para acionamento de motores, máquinas e equipamentos e também para proteção de circuitos elétricos.

2- Quais as potências são possíveis?

R: No caso de um painel de distribuição geral, ele está relacionado ao transformador que o cliente tem disponível na sua planta, e no caso do painel para acionamento de motores, máquinas, a potência está relacionada diretamente a potência do motor, podendo um painel acionar vários motores ou máquinas.

3 – Qual a manutenção necessária?

R: Normalmente as indústrias possuem uma equipe de manutenção preventiva. Esta manutenção prevê o reaperto das conexões evitando assim mau contato, e uma possível parada causada por defeito. Aconselha-se fazer uma termografia anualmente.

4 – Qual a durabilidade de um painel novo?

R: Todo equipamento necessita de manutenção, e, portanto, as verificações devem ser realizadas periodicamente, algumas com espaço de tempo maior, outros menos, e esta manutenção prolonga a vida do painel embora alguns itens que podem fazer parte do painel tem número de manobras/vida elétrica ou mecânica limitada.

5 – Em condomínios, tem algum diferencial? Ou lojas, ou centros comerciais ou se usa só em indústria?

Todos estes estabelecimentos precisam de um painel de proteção, mas na indústria é que encontramos os painéis maiores, e em mais quantidades.

6 – Quanto tempo para fazer um painel?

R: Existem projetos onde o painel pode ser confeccionado em apenas três dias, mas em outros casos, e na maioria o tempo de execução é maior, podendo levar até trinta dias para conclusão.

7 – Qual a variação de valor?

Este item é difícil de informar, pois cada projeto e tipo de especificação tem valor diferente um do outro.

8 – O que altera o valor?

R: Nos painéis de distribuição o painel normalmente é dimensionado pelo transformador que o cliente tem disponível na sua rede e quanto maior for o transformador, maior é a capacidade dos componentes que o compõe e maior será o custo. Da mesma forma os painéis de acionamentos de motores ou cargas, quanto maior sua potência, maior será a capacidade dos componentes e seu custo.